OAB Santa Maria completa 90 anos de atuação

Carmen Xavier

OAB Santa Maria completa 90 anos de atuação
Juliane Korb está à frente da OAB/SM e destaca os projetos e conquistas da entidade. Foto: Nathália Schneider

Um grande evento, marcado para a noite deste sábado, celebra os 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Santa Maria. O jantar-baile ocorre a partir das 21h, na Casa VR. Além dessa, outras atividades estão sendo desenvolvidas para marcar o aniversário da entidade.Desde sua criação, a OAB tem sua tradição marcada na luta pela defesa do exercício pleno da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania e pelo acesso à Justiça.

Comunidade

Segundo a presidente da OAB/SM, Juliane Korb, são 90 anos de serviços prestados não só para a advocacia, mas também com o cuidado com a cidadania. A OAB, além das defesas constitucionais, da defesa do estado democrático de direito e da Constituição Federal, é uma instituição que, historicamente, também é responsável pela transformação de políticas públicas, de projetos voluntários que sempre trazem ganho para a coletividade.– Para se ter um exemplo da importância e da representatividade da OAB/SM, hoje, há uma ação ingressada que discute a dívida do Estado do Rio Grande do Sul. Já há uma perícia favorável ao entendimento técnico da OAB em que se considera que mais de 70% da dívida já estariam quitados. Esse é um exemplo dos serviços prestados de forma voluntária em benefício da comunidade – destaca Juliane.

O profissional

A OAB Santa Maria representa mais de 1,5% da população do município. Por isso, institucionalmente, para a advocacia como um todo, o desafio é trabalhar pelo fortalecimento, de valorização da classe e de permanente construção.

– Quando o profissional é fortalecido, consequentemente, o direito das pessoas é fortalecido. Uma advocacia forte, representativa, altiva, está em condições melhores de representar o direito das pessoas. Com isso, a cidadania também é fortalecida. Nesses 90 anos de trajetória da OAB de Santa Maria, muito nos envaidece e nos engrandece pela qualidade dos serviços prestados, não só para a advocacia mas também para a sociedade santa-mariense – ressalta.

A subseção

Santa Maria conta com cerca de 4 mil advogados e advogadas, com profissionais veteranos com mais de 80 anos de idade, e recém-formados, com jovens de 21 anos. Parte desses profissionais integra as 48 comissões da subseção local, com atuação, inclusive, em projetos sociais, desde o atendimento a vítimas de violência doméstica, projetos que incluem conhecimento cidadão, além de atuação junto às escolas municipais no projeto OAB vai às Escolas, que leva conhecimento e informação aos estudantes, além de outras ações. Também são 27 representações em conselhos municipais com mais de 700 advogados e advogadas nos quadros da ordem.

Representatividade

Juliane Korb é a segunda mulher a assumir a presidência da OAB Santa Maria nos 90 anos da entidade. Para ela, a questão da representatividade é um dos fatores motivadores para o trabalho à frente da ordem.

– Concorrer à presidência não só pela garantia de espaço, mas porque atinge a figura da mulher, na busca por equidade – destaca.

Nos últimos anos, a subseção local não apenas ampliou espaço para a participação feminina, como também atuou em defesa de políticas públicas voltadas às mulheres, de forma a garantir direitos e oferecer novas perspectivas a esse público.

– Ser a advogada dos advogados em Santa Maria é uma grande honra, acompanhada da devida proporção de responsabilidade. Prezar a técnica, a moralidade, o compromisso histórico com o Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal, além de garantir a força e a dignidade do exercício profissional, já são por si, desafios gigantescos. Conseguir aliar essa responsabilidade ao fato de poder dar representatividade às mulheres é reconfortante, estamos vivendo um período de construção e afirmação na história do espaço das mulheres na sociedade, poder ocupar um local que historicamente sempre foi ocupado por homens demonstra que nossa instituição tem espaço para as mulheres e inspira que outras mulheres ocupem outros espaços – finaliza.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Três jovens são presos após invadir casa e agredir casal no interior de São Pedro do Sul Anterior

Três jovens são presos após invadir casa e agredir casal no interior de São Pedro do Sul

Trecho do Calçadão ficará fechado para pedestres das 17h desta sexta até às 7h do sábado Próximo

Trecho do Calçadão ficará fechado para pedestres das 17h desta sexta até às 7h do sábado

Geral