Um grande evento, marcado para a noite deste sábado, celebra os 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Santa Maria. O jantar-baile ocorre a partir das 21h, na Casa VR. Além dessa, outras atividades estão sendo desenvolvidas para marcar o aniversário da entidade.Desde sua criação, a OAB tem sua tradição marcada na luta pela defesa do exercício pleno da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania e pelo acesso à Justiça.
Comunidade
Segundo a presidente da OAB/SM, Juliane Korb, são 90 anos de serviços prestados não só para a advocacia, mas também com o cuidado com a cidadania. A OAB, além das defesas constitucionais, da defesa do estado democrático de direito e da Constituição Federal, é uma instituição que, historicamente, também é responsável pela transformação de políticas públicas, de projetos voluntários que sempre trazem ganho para a coletividade.– Para se ter um exemplo da importância e da representatividade da OAB/SM, hoje, há uma ação ingressada que discute a dívida do Estado do Rio Grande do Sul. Já há uma perícia favorável ao entendimento técnico da OAB em que se considera que mais de 70% da dívida já estariam quitados. Esse é um exemplo dos serviços prestados de forma voluntária em benefício da comunidade – destaca Juliane.
O profissional
A OAB Santa Maria representa mais de 1,5% da população do município. Por isso, institucionalmente, para a advocacia como um todo, o desafio é trabalhar pelo fortalecimento, de valorização da classe e de permanente construção.
– Quando o profissional é fortalecido, consequentemente, o direito das pessoas é fortalecido. Uma advocacia forte, representativa, altiva, está em condições melhores de representar o direito das pessoas. Com isso, a cidadania também é fortalecida. Nesses 90 anos de trajetória da OAB de Santa Maria, muito nos envaidece e nos engrandece pela qualidade dos serviços prestados, não só para a advocacia mas também para a sociedade santa-mariense – ressalta.
A subseção
Santa Maria conta com cerca de 4 mil advogados e advogadas, com profissionais veteranos com mais de 80 anos de idade, e recém-formados, com jovens de 21 anos. Parte desses profissionais integra as 48 comissões da subseção local, com atuação, inclusive, em projetos sociais, desde o atendimento a vítimas de violência doméstica, projetos que incluem conhecimento cidadão, além de atuação junto às escolas municipais no projeto OAB vai às Escolas, que leva conhecimento e informação aos estudantes, além de outras ações. Também são 27 representações em conselhos municipais com mais de 700 advogados e advogadas nos quadros da ordem.
Representatividade
Juliane Korb é a segunda mulher a assumir a presidência da OAB Santa Maria nos 90 anos da entidade. Para ela, a questão da representatividade é um dos fatores motivadores para o trabalho à frente da ordem.
– Concorrer à presidência não só pela garantia de espaço, mas porque atinge a figura da mulher, na busca por equidade – destaca.
Nos últimos anos, a subseção local não apenas ampliou espaço para a participação feminina, como também atuou em defesa de políticas públicas voltadas às mulheres, de forma a garantir direitos e oferecer novas perspectivas a esse público.
– Ser a advogada dos advogados em Santa Maria é uma grande honra, acompanhada da devida proporção de responsabilidade. Prezar a técnica, a moralidade, o compromisso histórico com o Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal, além de garantir a força e a dignidade do exercício profissional, já são por si, desafios gigantescos. Conseguir aliar essa responsabilidade ao fato de poder dar representatividade às mulheres é reconfortante, estamos vivendo um período de construção e afirmação na história do espaço das mulheres na sociedade, poder ocupar um local que historicamente sempre foi ocupado por homens demonstra que nossa instituição tem espaço para as mulheres e inspira que outras mulheres ocupem outros espaços – finaliza.
Leia todas as notícias